top of page

PROJETOS DE ESCOLAS 2025-26

Realizou-se no dia 29 de novembro na Escola Secundária da Quinta do Marquês, em Oeiras, uma visita interativa a Auschwitz-Birkenau através da aplicação Auschwitz in Front of Your Eyes.  

Alunos, professores e convidados tiveram a oportunidade de visitar os dois campos em tempo real, conduzidos em língua portuguesa por uma guia do Museu de Auschwitz. Os presentes entraram, assim, em vários espaços dos campos, acompanharam testemunhos de sobreviventes, observaram desenhos do campo e dos horrores praticados, entre outros. No final, houve oportunidade para alunos e professor colocarem questões à guia.

A atividade foi organizada pelo Projeto Memoshoá desta escola, coordenado pelo professor Nelson Bernardo, e contou com  o apoio da embaixada da Polónia e a presença da sua Chefe de Missão, Dra Dorota Baryś.

WhatsApp Image 2025-12-18 at 20.35.05.jpeg
WhatsApp Image 2025-12-18 at 20.32.21.jpeg
WhatsApp Image 2025-12-18 at 20.34.38.jpeg
WhatsApp Image 2025-12-18 at 20.35.51.jpeg

EBS  ALEXANDRE HERCULANO,
PORTO

CartazAH2025.png
image2_edited.png
image4.jpeg
image5.jpeg

No dia 10 de dezembro, pelas 14h30, realizou-se, no Auditório da Escola Básica e Secundária Alexandre Herculano, no Porto, uma palestra intitulada Holocausto e Direitos Humanos, proferida por Jorge Brandão Carvalho, professor bibliotecário da Escola Secundária de Amares e dirigente da Associação Memória e Ensino do Holocausto (Memoshoá).
Esta atividade, dinamizada pela equipa das bibliotecas escolares do AEAH, em colaboração com os professores de História das turmas do 9.º ano de escolaridade, integrou-se na comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O principal objetivo da sessão foi promover o conhecimento e a compreensão do Holocausto, refletindo sobre as suas causas e consequências, de modo a prevenir fenómenos de discriminação, violência e desumanização, contribuindo para que situações semelhantes não se repitam. Paralelamente, a iniciativa procurou fomentar o desenvolvimento do espírito crítico dos participantes e sensibilizá-los para os desafios e problemáticas da Europa contemporânea.
Com o apoio dos diretores de turma e dos professores envolvidos, os alunos foram previamente sensibilizados e preparados para a temática abordada, o que se refletiu numa participação ordeira, empática e adequada à seriedade dos assuntos tratados.

bottom of page