LOANS

 

Todos os associados poderão requisitar, sob a forma de empréstimo, materiais, publicações, exposições ou outros recursos do Centro de Recursos da Associação, efetuando, para o efeito, o preenchimento de ficha de empréstimo e enviar por email.

 

 Ficha de empréstimo das exposições

Ficha de empréstimo de DVD

 

 

Mostrar Mais

EXHIBITIONS

b2db2c_58b340b14b924dbc96d6a8334b2fa0a4_

Deportados Portugueses na II Guerra Mundial

Do internamento em França aos Campos de Concentração

Exposição composta por 39 cartazes (50x70 cm). Esta exposição é a reconstituição histórica da vida de sete portugueses que foram deportados de França para campos de concentração nazis. Esta exposição foi criada no âmbito do Projeto N.O.M.E.S do Agrupamento de Escolas de Vilela.

th.jfif

Exposição: "Isto não é brincadeira para crianças"

Edição/Produção: Yad Vashem - Israel

Língua: Português

Número de cartazes: 16

Dimensões: 125 cm x 84 cm

b2db2c_10d8dac44117404fb7e5b2a693ec820d_

Exposição "Para não esquecer"

24 roll ups, 200x80 cm Versão original em alemão. Disponível em inglês e português. Versão em hebraico em preparação. Produção da versão portuguesa financiada pela Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa. Estreia da versão portuguesa na Assembleia da República em Janeiro de 2018, no dia internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A exposição foi premiada pelo Ministério da Educação do Estado da Baviera.

SINOPSE: Alunos da escola secundária de Ebern, pequena cidade numa região rural da Baviera, elaboraram a exposição sob orientação do seu professor de história, Daniel Hess, e em colaboração com a bibliotecária e historiadora local Cordula Kappner, recentemente falecida.

A exposição relata o destino de 22 crianças daquela região da Baviera, sob o nacional socialismo. A maioria destas crianças foram assassinadas. Encontram-se entre os 1,5 milhão de crianças  judias mortas durante a Shoá. 

As primeiras telas explicam a estrutura da exposição e situam a perseguição destas crianças no contexto do extermínio dos judeus. É igualmente apresentado um breve esboço da história dos judeus nesta região (Francónia) desde a Idade Média.

IMG_20190509_133222 1.jpg

Exposição: "Portugal e os Refugiados Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial"

Edição/Produção: Emília Mota da Escola Secundária Alexandre Herculano

Língua: Português

Número de cartazes: 14

Dimensões: 65 cm x 98 cm

b2db2c_a946b41803d040428e4ba4c551bcd3c7.

Exposição: "Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial"

Memórias de um paraíso em tempo de guerra

Edição/Produção: Projeto N.O.M.E.S. da Escola Secundária de Vilela

Língua: Português

Número de cartazes: 30

Dimensões: 50 cm x 70 cm

th.jfif

Exposição: "Mas a história não acaba assim"

Edição/Produção: Yad Vashem - Israel

Língua: Espanhol (estando também disponível a respectiva legendagem em português)

Número de cartazes: 20

Dimensões: 50 cm x 70 cm

Os cartazes contam, em sequência cronológica, a história dos judeus na Alemanha, desde a República de Weimar até ao final dos anos 30. Vai-se assistindo à consumação da política anti judaica até à Noite Cristal. Adequado a alunos do ensino básico e secundário. Os cartazes podem ser usados no seu conjunto, em forma de exposição, ou ser trabalhados individualmente, através de atividades de grupo. Contém caderno de atividades (em inglês), com informação sobre cada cartaz e questões para discussão.

b2db2c_6416ed5b9c6342c8900d088631435fe8.

Exposição"Prestar Testemunho"

Edição/Produção: Yad Vashem - Israel

Língua: Espanhol (estando também disponível a respetiva legendagem em português)

Número de cartazes: 20

Dimensões: 50 cm x 70 cm

20 cartazes que evidenciam o crescimento do nazismo e das medidas anti judaicas. Vai-se assistindo à guetização, à violência sobre as populações judias nos territórios ocupados pela Alemanha, ao transporte de judeus para campos de extermínio, ao trabalho forçado nos campos de trabalho, à Resistência... terminando na evocação de Justos que, colocando a sua vida e dos seus em risco, salvaram judeus.

20201105_162358.jpg

Exposição"Para lá das Aparências"

(ed. Yad Vashem, com apoio de Claims Conference e Fundação Adelson Family)

20 cartazes plastificados

Tradução em português.

70 cm x 50 cm

A exposição vai acompanhando a vida dos judeus europeus desde os tempos que antecederam a II Guerra Mundial até ao fim da guerra. Retrata diferentes realidades, como: o nazismo, os guetos, as deportações, os campos, a “solução final”, a libertação e o regresso à vida. Permite desenvolver atividades autónomas, de grupo ou em turma.

exposicao-alem-do-dever-cldf.jpg

“Além do Dever: diplomatas reconhecidos como Justos entre as Nações”

Número e dimensões: 43 painéis (cada um tem 1 metro por 70 cm), inclui 43 cavaletes com 1metro por 70cm.

Língua: português

Exposição sobre os diplomatas que ajudaram judeus durante a II Guerra Mundial e foram reconhecidos como Justos entre as Nações, como foi o caso de Aristides de Sousa Mendes e Sampaio Garrido. Esta exposição pertence à embaixada de Israel mas pode ser solicitado o seu empréstimo. 

FILMS AND DOCUMENTARIES

O Jardim Da Esperança

Adicione mais informações sobre este item..

Na Polónia de 1939, Antonia Zabinska e o seu marido, Dr. Jan Zabinski, gerem o florescente jardim zoológico de Varsóvia. Quando o seu país é invadido pelas forças alemãs, Jan e Antonia são obrigados a obedecer às ordens de um novo zoologista selecionado pelo Reich, Lutz Heck. No entanto, decididos a lutarem contra o regime, Antonia e Jan começam a colaborar secretamente com a Resistência e põem em ação uma série de planos para resgatarem pessoas do recentemente criado Gueto de Varsóvia, colocando em risco as suas vidas e tudo o que construíram.

A mulher de Ouro

Adicione mais informações sobre este item..

Passaram-se quase seis décadas desde que Maria Altmann, de origem judia, foi obrigada a sair de Viena para escapar ao regime nazi. Agora, decidida a recuperar o "Retrato de Adele Bloch-Bauer I", o famoso quadro de Gustav Klimt que foi confiscado à sua família pelo exército alemão, deixa Los Angeles e regressa, pela primeira vez, à cidade onde nasceu. Para enfrentar a longa batalha judicial que tem pela frente, que implica um confronto com o Estado Austríaco e o Supremo Tribunal dos EUA, apenas pode contar com Randol Schoenberg, um jovem advogado corajoso mas com pouca experiência.

A rapariga que roubava livros

Adicione mais informações sobre este item..

 Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo , ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com a amigo Rudy.

Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus

Adicione mais informações sobre este item..

Filme português realizado por Francisco Manso e João Correa, conta com as interpretações de Vitor Norte, João Cabral e Miguel Borines. Conta a vida de Arístides de Sousa Mendes.

O Pianista

Adicione mais informações sobre este item..

O pianista polaco Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus polacos pelos nazis. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

A Lista de Schindler

Adicione mais informações sobre este item..

A história de Oskar Schindler, umsujeito oportunista, sedutor, armador, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazi, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Shoah

Adicione mais informações sobre este item..

Documentário épico sobre a Shoá.

O Homem Decente

Adicione mais informações sobre este item..

Heinrich Himmler nasceu a 7 de Outubro de 1900 em Munique, Alemanha, numa família católica de classe média. Em 1919, um ano após o fim da Primeira Grande Guerra, iniciou os estudos em Ciências Agrícolas. Durante o tempo de estudante, foi membro activo de vários grupos de cariz nacionalista. Em 1923, juntou-se ao Partido Nazi e, dois anos mais tarde, às SS

A Noite Cairá, André Singer

Adicione mais informações sobre este item..

Com realização e argumento de Andre Singer e com narração da actriz Helena Bonham Carter, "A Noite Cairá" segue o percurso de "Memory of the Camps", o documentário de Sidney Bernstein que ficou também conhecido como o "Hitchcock perdido".

A Queda, Hitler e o fim do Terceiro Reich

Adicione mais informações sobre este item..

As últimas horas de Hitler e o fim do III Reich.

“Que a tua lembrança seja amor. A história de Ovadia Baruch”

Adicione mais informações sobre este item..

Edição/Produção: Yad Vashem, Língua: Português, Duração: 47 min., Género: Documentário

“Para ti o céu há de se abrir. A história de vida de Malka Rosenthal”

Adicione mais informações sobre este item..

Edição/Produção: Yad Vashem, Língua: Português, Duração: 54 min., Género: Documentário

“De onde vem o meu socorro. A história de vida das irmãs Faany Rozelaar e Betty Meir”

Adicione mais informações sobre este item..

Edição/Produção: Yad Vashem, Língua: Português, Duração: 60 min., Género: Documentário

“O que ama a vida. A história de Avraham Aviel”

Adicione mais informações sobre este item..

Edição/Produção: Yad Vashem, Língua: Português, Duração: 53 min., Género: Documentário

Please reload

© 2016 MEMOSHOÁ- Associação Memória e Ensino do Holocausto