SCHOOL PROJECTS 2022/23
Municipal Library of Cantanhede
visita de um grupo de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede à exposição “Isto não é brincadeira de crianças”
Agrupamento de Escolas de Condeixa
Escola D. Sancho II, Alijó
Escola Portuguesa de Luanda
PROJETO MEMÓRIAS DATAS E EFEMÉRIDES
27 DE JANEIRO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
“ Eu sou um sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum ser humano deveria testemunhar. Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustres. Crianças envenenadas por médicos altamente especializados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras licenciadas. Mulheres e bebés assassinados e queimados por gente formada em escolas, colégios e universidades. Por isso, caro professor, eu duvido da educação”.
Este é um excerto de uma carta de Jamus Korozak, patente na exposição a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, na Escola Portuguesa de Luanda. A efeméride é assinalada a 27 de janeiro e foi instituída pelas Nações Unidas, no dia em que, em 1945, os soldados soviéticos entraram no campo de Auscwitz-Birkenau.
Na Escola Portuguesa de Luada, a iniciativa inseriu-se no Projeto Memórias Datas e Efemérides, do Grupo de História em estreita articulação com a Biblioteca Escolar Alda Lara. A exposição, intitulada “Para não esquecer” patente no átrio principal da escola, foi hoje inaugurada pelo senhor presidente da Comissão Administrativa Provisória, Dr. Eduardo Fernandes, após ter proposto um minuto de silêncio em memória de todos a quem a vida foi roubada antes do tempo, no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Durante uma semana alunos de todos os ciclos terão a oportunidade de visionar na Biblioteca Escolar ou em sala de aula os filmes “Os meninos que enganavam os nazis” e “O Cônsul de Bordéus” e ainda usufruir de aulas fora da sala em contexto da exposição.
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra
No Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, no Montijo, realizaram-se duas atividades sobre a temática do Holocausto. De 25 de novembro a 5 de dezembro de 2022, esteve patente na Biblioteca Escolar da escola sede e na Escola Básica do Esteval a exposição "Além do Dever: Diplomatas reconhecidos como Justos entre as Nações”, no âmbito da comemoração do Dia dos Direitos Humanos. Esta exposição deu-nos a conhecer a história de vários diplomatas que decidiram ajudar os refugiados, que durante a II Guerra Mundial precisavam de fugir para salvar as suas vidas, e em muitos casos, ir totalmente contra as ordens superiores que lhes tinham sido dadas. Dos 36 nomes da lista do Yad Vashem, seis eram diplomatas suecos, cinco eram suíços, quatro espanhóis e dois de Portugal, Roménia e Brasil. O diplomata português, Aristides de Sousa Mendes, cônsul geral de Bordéus em 1940, antes da invasão alemã, desobedeceu às ordens do governo de Salazar e emitiu cerca de trinta mil vistos. Por esse feito é a figura de destaque desta exposição. Esta exposição tem o objetivo de encorajar os jovens a aprenderem com as lições do Holocausto, agir contra a discriminação e defender os valores democráticos nas comunidades.”
Na semana do 27 de janeiro foi projetado o filme "Uma Turma Difícil".
Escola Secundária D. Pedro V
No dia em que se comemorou o “Dia internacional em memória das vítimas do Holocausto” 27 de Janeiro, decorreram diversas palestras, sobre a temática no auditório da Escola Secundária D Pedro V. O Professor responsável, Guilherme Cortesão Portela apresentou na sua comunicação o projeto e deu a conhecer o "Álbum de Auschwitz". Convidou nesse dia diversas personalidades do meio universitário que abordaram o assunto, nomeadamente: o Professor Dr. Miguel Monteiro (Faculdade de Letras de Lisboa) cujo tema da sua comunicação foi "Aristides de Sousa Mendes um justo entre as nações" e a Drª Inês Fialho Brandão (investigadora e ex-coordenadora do espaço memória dos exílios da Câmara de Cascais/Fundação D Luís I) que apresentou a história da família da Drª Sónia Huli, descendente de prisioneiros do campo de Bergen Belsen.
Na segunda parte da sessão, os alunos envolvidos na realização inicial deste projeto, no ano letivo de 2018-19 (Inês Simões; Pedro Boto; Murilo Matias efetuaram também uma comunicação onde deram o seu testemunho sobre a relevância desta atividade nas suas vidas). Nesse mesmo dia foram apresentados no auditório os trabalhos de grupo dos alunos das turmas do 12º ano (turmas 6 e 7) envolvidos na realização deste projeto, apresentando à comunidade educativa da escola o produto do seu trabalho de pesquisa, nomeadamente os temas problema propostos pelo professor responsável a saber:
Tema 1- Opressão;
Tema 2- Censura;
Tema 3- Resistência;
Tema 4- Os justos entre as Nações;
Tema 5- A condição Prisional nos regimes Totalitários (com enfoque no caso Alemão e Português).
Tema 6- Clandestinidade
No dia deste evento foi aberta uma exposição designada "Prestar testemunho" e toda a comunidade educativa foi convidada a assistir a este evento.
Para a realização deste evento, estiveram diretamente envolvidas diversas entidades nomeadamente: o núcleo de estágio de História da Faculdade de Letras/Instituto de educação; a Faculdade de letras e a Memoshoá (Associação memória e ensino do Holocausto)."
Link do mural da turma do 12º7
https://wakelet.com/wake/JuXhhhQY4er0BfTQ0tb31
Link do mural da turma do 12º6
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia
O docente António Carvalho, que leciona a disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação, dinamizou uma atividade para lembrar o dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foram criados postais pelos alunos para assinalar este dia.
Agrupamento de Escolas de Seia
O Agrupamento de Escolas de Seia foi, mais uma vez, palco de um evento muito participado para assinalar o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, integrado no projeto Relembrar para não Esquecer.
Este projeto, de dimensão colaborativa e transversal, envolveu as disciplinas de História, Filosofia, Desenho, Português, EMRC, Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar. Os alunos convocaram vários livros que eternizam acontecimentos traumáticos para a Humanidade, realizaram pesquisas e leituras sobre o tema do Holocausto, que se constituiu como mote para a criação de trabalhos, quer gráficos, como desenhos, pinturas, maquetes, quer poemas, textos e outros trabalhos de pesquisa de caráter histórico, que ficaram patentes em várias exposições nas escolas.
O Polivalente da Escola Secundária de Seia, cenário onde decorreu o evento, recebeu membros da comunidade educativa, sobretudo muitos alunos cuja participação ganhou particular destaque. Num primeiro momento, foi levada a efeito a execução da peça musical Schindler list them pelos alunos do ensino artístico especializado. De seguida, o Dr. António Moncada Sousa Mendes agraciou-nos com a sua presença, recordando a figura ímpar de Aristides de Sousa Mendes e do seu trabalho ao serviço do outro.
Conscientes da importância do tema, e porque continuamos a viver no presente conflitos e histórias de ódio, discriminação, racismo, xenofobia e intolerância, um grupo de alunos das turmas de Humanidades recordou outros genocídios com a leitura de pequenas reflexões sobre conflitos da história, fazendo um apelo à paz. O momento terminou com a participação de uma turma de 10.º ano que nos brindou com uma atuação musical, videoclip e coreografia, no sentido de suscitar a reflexão sobre se os atos bárbaros que têm sido praticados pela Rússia, na Ucrânia, podem, ou não, ser qualificados como crime(s) de genocídio.
Além destas atividades, os alunos das três unidades orgânicas do Agrupamento construíram, em materiais diversos, estrelas (estrela de Davi) nas quais escreveram os seus pensamentos e mensagens, cuja divulgação foi feita nos gradeamentos das escolas. Numa homenagem simbólica, também os alunos do 12.º ano de Artes pintaram, em grandes dimensões, nas escadas de acesso ao auditório da escola, o rosto de Aristides de Sousa Mendes.
Numa escola promotora de um verdadeiro sentido de respeito, de tolerância, de igualdade, de direito à diferença e de defesa dos valores democráticos, vivenciaram-se momentos muito gratificantes de empenho e envolvimento dos alunos na concretização das diversas atividades que, por certo, contribuíram, no âmbito do Perfil dos Alunos, para o desenvolvimento de algumas competências.