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SCHOOL PROJECTS 2022/23

Municipal Library of Cantanhede

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visita de um grupo de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede à exposição “Isto não é brincadeira de crianças”

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Agrupamento de Escolas de Condeixa

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Escola D. Sancho II, Alijó

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Escola Portuguesa de Luanda
PROJETO MEMÓRIAS DATAS E EFEMÉRIDES
27 DE JANEIRO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

“ Eu sou um sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum ser humano deveria testemunhar. Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustres. Crianças envenenadas por médicos altamente especializados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras licenciadas. Mulheres e bebés assassinados e queimados por gente formada em escolas, colégios e universidades. Por isso, caro professor, eu duvido da educação”.

          Este é um excerto de uma carta de Jamus Korozak, patente na exposição a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, na Escola Portuguesa de Luanda. A efeméride é assinalada a 27 de janeiro e foi instituída pelas Nações Unidas, no dia em que, em 1945, os soldados soviéticos entraram no campo de Auscwitz-Birkenau.

          Na Escola Portuguesa de Luada, a iniciativa inseriu-se no Projeto Memórias Datas e Efemérides, do Grupo de História em estreita articulação com a Biblioteca Escolar Alda Lara. A exposição, intitulada “Para não esquecer” patente no átrio principal da escola, foi hoje inaugurada pelo senhor presidente da Comissão Administrativa Provisória, Dr. Eduardo Fernandes,  após ter proposto um minuto de silêncio em memória de todos a quem a vida foi roubada antes do tempo, no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

          Durante uma semana alunos de todos os ciclos terão a oportunidade de visionar na Biblioteca Escolar ou em sala de aula os filmes “Os meninos que enganavam os nazis” e “O Cônsul de Bordéus” e ainda usufruir de aulas fora da sala em contexto da exposição.

Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra

No Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, no Montijo, realizaram-se duas atividades sobre a temática do Holocausto. De 25 de novembro a 5 de dezembro de 2022, esteve patente na Biblioteca Escolar da escola sede e na Escola Básica do Esteval a exposição "Além do Dever: Diplomatas reconhecidos como Justos entre as Nações”, no âmbito da comemoração do Dia dos Direitos Humanos. Esta exposição deu-nos a conhecer a história de vários diplomatas que decidiram ajudar os refugiados, que durante a II Guerra Mundial precisavam de fugir para salvar as suas vidas, e em muitos casos, ir totalmente contra as ordens superiores que lhes tinham sido dadas. Dos 36 nomes da lista do Yad Vashem, seis eram diplomatas suecos, cinco eram suíços, quatro espanhóis e dois de Portugal, Roménia e Brasil. O diplomata português, Aristides de Sousa Mendes, cônsul geral de Bordéus em 1940, antes da invasão alemã, desobedeceu às ordens do governo de Salazar e emitiu cerca de trinta mil vistos. Por esse feito é a figura de destaque desta exposição. Esta exposição tem o objetivo de encorajar os jovens a aprenderem com as lições do Holocausto, agir contra a discriminação e defender os valores democráticos nas comunidades.”
       Na semana do 27 de janeiro foi projetado o filme "Uma Turma Difícil". 

Escola Secundária D. Pedro V

No dia em que se comemorou o “Dia internacional em memória das vítimas do Holocausto” 27 de Janeiro, decorreram diversas palestras, sobre a temática no auditório da Escola Secundária D Pedro V. O Professor responsável, Guilherme Cortesão Portela apresentou na sua comunicação o projeto e deu a conhecer o "Álbum de Auschwitz".  Convidou nesse dia diversas personalidades do meio universitário que abordaram o assunto,  nomeadamente: o Professor Dr. Miguel Monteiro (Faculdade de Letras de Lisboa) cujo tema da sua comunicação foi "Aristides de Sousa Mendes um justo entre as nações" e a Drª Inês Fialho Brandão (investigadora e ex-coordenadora do espaço memória dos exílios da Câmara de Cascais/Fundação D Luís I) que apresentou a história da família da Drª Sónia Huli, descendente de prisioneiros do campo de Bergen Belsen. 

Na segunda parte da sessão, os alunos envolvidos na realização inicial deste projeto, no ano letivo de 2018-19 (Inês Simões; Pedro Boto; Murilo Matias efetuaram também uma comunicação onde deram o seu testemunho sobre a relevância desta atividade nas suas vidas). Nesse mesmo dia foram apresentados no auditório os trabalhos de grupo dos alunos das turmas do 12º ano (turmas 6 e 7) envolvidos na realização deste projeto, apresentando à comunidade educativa da escola o produto do seu trabalho de pesquisa, nomeadamente os temas problema propostos pelo professor responsável a saber:

 

Tema 1- Opressão;

Tema 2- Censura;

Tema 3- Resistência;

Tema 4- Os justos entre as Nações;

Tema 5- A condição Prisional nos regimes Totalitários (com enfoque no caso Alemão e Português).

Tema 6- Clandestinidade

 

No dia deste evento foi aberta uma exposição designada "Prestar testemunho" e toda a comunidade educativa foi convidada a assistir a este evento.

Para a realização deste evento, estiveram diretamente envolvidas diversas entidades nomeadamente: o núcleo de estágio de História da Faculdade de Letras/Instituto de educação; a Faculdade de letras e a Memoshoá (Associação memória e ensino do Holocausto)."

 

Link do mural da turma do 12º7
https://wakelet.com/wake/JuXhhhQY4er0BfTQ0tb31

 

Link do mural da turma do 12º6

 

https://wakelet.com/wake/Nphqu9AyBI4viQmGzqUUn

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Escola Secundária Manuel Cargaleiro

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Palestras Holocausto, Direitos Humanos e Dia da Memória.png

Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia

O docente António Carvalho, que leciona a disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação, dinamizou uma atividade para lembrar o dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das  Vítimas do Holocausto. Foram criados postais pelos alunos para assinalar este dia.

Agrupamento de Escolas de Seia

O Agrupamento de Escolas de Seia foi, mais uma vez, palco de um evento muito participado para assinalar o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, integrado no projeto Relembrar para não Esquecer.

Este projeto, de dimensão colaborativa e transversal, envolveu as disciplinas de História, Filosofia, Desenho, Português, EMRC, Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar. Os alunos convocaram vários livros que eternizam acontecimentos traumáticos para a Humanidade, realizaram pesquisas e leituras sobre o tema do Holocausto, que se constituiu como mote para a criação de trabalhos, quer gráficos, como desenhos, pinturas, maquetes, quer poemas, textos e outros trabalhos de pesquisa de caráter histórico, que ficaram patentes em várias exposições nas escolas.

O Polivalente da Escola Secundária de Seia, cenário onde decorreu o evento, recebeu membros da comunidade educativa, sobretudo muitos alunos cuja participação ganhou particular destaque. Num primeiro momento, foi levada a efeito a execução da peça musical Schindler list them pelos alunos do ensino artístico especializado. De seguida, o Dr. António Moncada Sousa Mendes agraciou-nos com a sua presença, recordando a figura ímpar de Aristides de Sousa Mendes e do seu trabalho ao serviço do outro.

Conscientes da importância do tema, e porque continuamos a viver no presente conflitos e histórias de ódio, discriminação, racismo, xenofobia e intolerância, um grupo de alunos das turmas de Humanidades recordou outros genocídios com a leitura de pequenas reflexões sobre conflitos da história, fazendo um apelo à paz. O momento terminou com a participação de uma turma de 10.º ano que nos brindou com uma atuação musical, videoclip e coreografia, no sentido de suscitar a reflexão sobre se os atos bárbaros que têm sido praticados pela Rússia, na Ucrânia, podem, ou não, ser qualificados como crime(s) de genocídio.

Além destas atividades, os alunos das três unidades orgânicas do Agrupamento construíram, em materiais diversos, estrelas (estrela de Davi) nas quais escreveram os seus pensamentos e mensagens, cuja divulgação foi feita nos gradeamentos das escolas. Numa homenagem simbólica, também os alunos do 12.º ano de Artes pintaram, em grandes dimensões, nas escadas de acesso ao auditório da escola, o rosto de Aristides de Sousa Mendes.

Numa escola promotora de um verdadeiro sentido de respeito, de tolerância, de igualdade, de direito à diferença e de defesa dos valores democráticos, vivenciaram-se momentos muito gratificantes de empenho e envolvimento dos alunos na concretização das diversas atividades que, por certo, contribuíram, no âmbito do Perfil dos Alunos, para o desenvolvimento de algumas competências.

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Escola Secundária de Casquilhos

Semana em Memória do Holocausto

Para assinalar o dia internacional em memória das vitimas do Holocausto, celebrado a 27 de janeiro, alunos do 12º D em colaboração com as professoras Helena Pereira e Leonor Inácio e a Biblioteca Escolar da Escola Secundária, associam-se a esta comemoração com um conjunto de atividades, a decorrer ao longo desta semana.

Destacam-se entre as várias atividades:

- Cinema e Debate com participação das turmas 12º A, B e C (dia 24 de janeiro entre as 9h50 e as 13h35) - sessão dinamizada pelo aluno Gonçalo Alves;

- Entrevista "Em memória do Holocausto" com a participação da Prof.Drª Irene Pimentel e do professor David Erlich (dia 27 de janeiro entre as 10h00 e as 12h00) - sessão orientada pelas alunas  Mariana Zanetti,e Marta Barão,

Para além destas atividades, realizar-se-á uma exposição bibliográfica sobre o tema, assim como sessões "Leituras sobre o Holocausto",dirigidas aos 9º anos. Todas as atividades decorrem no espaço da biblioteca escolar.

Esta iniciativa visa reiterar a importância da preservação da memória histórica deste passado pesado, que é fundamental conhecer para que se construa um presente e futuro mais justo, tolerante e solidário, assente em valores humanistas.

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Escola Secundária Felismina Alcântara Agrupamento das Escolas de Mangualde

Exposição “Compreender é impossível, conhecer é necessário.” 
A frase de Primo Levi deu o mote à exposição de trabalhos dos alunos e alunas do 11º ano (turmas A, B, C, G) realizados na disciplina de Português sob a coordenação da docente Graça Albuquerque.

Realização do pequeno filme “Hoje vou ser feliz!” por parte dos alunos do 11ºano com texto e encenação da professora Graça Albuquerque.


Para que ninguém ESQUEÇA…

https://www.youtube.com/results?search_query=hoje+vou+ser+feliz
http://esfabib.blogspot.com/

Escola Secundária José Falcão de Coimbra

O alunos e alunas do 10ºano (15 e 16 anos) realizaram vários trabalhos para assinalar o Dia Internacional de Memória das vítimas do Holocausto. Para ver os trabalhos clique no link:

 https://padlet.com/cristinajanicas1/d4840nblednlelx9

Em baixo seguem as fotos da exposição que esteve patente na Sala de Exposições da Escola.

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Escola Secundária Emídio Navarro, Almada

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento "Os Indesejados", um projeto em torno dos campos de desumanidade que a Europa conhece desde o Nazismo até ao presente, com a questão dos refugiados, alguns alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro (LH, CSE e AV) foram a Munique no passado mês de novembro, depois do convite do Dr. Ricardo Presumido e da Memoshoá. Orientados desde logo por este professor, os alunos viram e comentaram o filme, Sophie Scholl - Os Ùltimos Dias, e receberam um guião com tarefas para realizarem durante a viagem de 4 dias, de forma a aproveitarem os ensinamentos e as leituras proporcionadas pensados pelo guia, o Dr. Ricardo Presumido. A propósito do dia 27 de janeiro, Dia da Memória do Holocausto, e dia UNESCO, inauguramos  na escola uma exposição sobre esta visita de estudo. Nela podemos encontrar um conjunto duplo de fichas de leitura: uma de observação de um local da visita que os tivesse marcado e uma outra ficha alusiva a um aspeto, acontecimento ou experiência que os alunos quisessem destacar. Junto do suporte com as fichas de leitura - porque viver é escrever e escrever é ler - está um álbum de fotografias acompanhado de um pequeno texto sobre a discussão da iimportância da imagem quando se fala do Holocausto. Há também uma caixa com os postais que os alunos compraram e escreveram aos seus familiares durante a viagem e alguns desenhos realizados por uma aluna de artes que foi gravando a sua experiência a carvão enquanto ainda estivemos em Munique. Há um biombo de cartas que cada aluno produziu e que são textos direcionados para o futuro. Textos de uma grande beleza, sensibilidade ética, profundidade e nível reflexivo, em alguns casos, textos que encerram uma poética para o futuro. Por fim, há duas publicações que são jornais. O Mar da Palha com três artigos de destaque sobre a visita, sendo que um deles saiu no Público online no passado dia 27 de janeiro. O outro jornal é de viagem e tem um relato factual de cada dia e um editorial que encerra uma reflexão sobre o valor desta experiência na vida intelectual e pessoal de cada um deles. No painel existem 11 fotografias. Dez que reforçam os espaços mais evocados pelos alunos nos textos e uma sobre a necessidade do Amor que estava numa parede do Quarteirão das Artes para contrapor ao ódio proposto na ideologia e pelas práticas do nazismo. A exposição ainda estará patente ao público da comunidade educativa no Centro de Recursos. Em nome do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro e dos alunos e da professora envolvida , deixamos um grande obrigada ao Dr. Ricardo e à Memoshoá.

 

Professora Isabel Santiago

Agrupamento de Escolas E.B. 2/3 Engenheiro Nuno Mergulhão, Portimão

Exposição na Agrupamento de Escolas da Nazaré

Na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, Nazaré, a atividade decorreu na Biblioteca entre os dias 23 a 27 de janeiro de 2023. Todas as turmas tiveram a possibilidade de visitar a Biblioteca e aí terem uma aula diferente, explorando os materiais expostos individualmente ou com o apoio dos professores de História. 

Ouvindo um código QR sobre a história da ascensão do nazismo, os alunos iniciaram a visita vendo cartazes reveladores da política racial hitleriana e das duras condições da vida dos prisioneiros nos campos. Ao mesmo tempo, puderam ver mensagens de esperança, recordando prisioneiros que sobreviveram e a sua história ou Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português que pautou a sua ação na defesa dos valores da vida. No percurso da exposição sugeriram-se livros e convidaram-se os alunos à leitura de excertos da obra de Primo Levi e de Anne Frank.

Escola Básica e Secundária Michel Giacomtti, Quinta do Conde

Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, para  recordar o 75º aniversário da primeira publicação do "Diário de Anne Frank", celebrado em 2022, e o 80º aniversário da revolta do gueto de Varsóvia, que será celebrado este ano, no dia 16 de maio, foi exibida na biblioteca da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, a exposição “Para lá das aparências”, bem como trabalhos realizados pelos alunos do 10ºD, sobre várias temáticas relacionadas com o holocausto.

Esta atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a biblioteca.

Os alunos do 7º ao 12ª ano foram convidados a visitar as exposições de acordo com o horário previamente estabelecido para a sua turma, podendo visualizar ainda vídeos sobre Anne Frank (resumo da sua história e um dia no anexo) sobre o gueto de Varsóvia e a revolta no gueto, e apreciar e requisitar os livros da biblioteca sobre o holocausto.

Como atividade pós visita da exposição, a biblioteca propôs que cada turma, usando as novas tecnologias, ou através de desenho, fizesse um cartaz digital enviando-o para a biblioteca, respondendo à questão o que dirias a um sobrevivente do holocausto?  

O trabalho final das turmas será exposto na biblioteca.

 

Anúncio da atividade no blog da escola:

https://aemg-projeta.blogspot.com/2023/02/para-la-das-aparencias-vida-dos-judeus.html?m=1

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Fotos da Exposição

Trabalhos dos alunos

Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva

Com o apoio da Memoshoá, a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva apresenta até ao final de setembro  as exposições “Arte no Holocausto” (Yad Vashem), no Centro da Memória Judaica, em Vila Nova da Coelheira e “Deportados Portugueses na II Guerra Mundial – do internamento em França aos campos de concentração nazis” (projeto N.O.M.E.S.), no Centro de Memória das Migrações, em Queiroga.

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Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia

No dia 27 de janeiro, um memorial descentralizado, construído por alunos de 9.º ano, atravessou o caminho de comunidade da Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia e fê-la tropeçar na História. Aqui fica o registo em vídeo da atividade interdisciplinar que procurou recriar as chamadas stolpersteine ou “pedras do tropeço”, instaladas em várias cidades europeias, como memoriais às vítimas do Holocausto.

Agrupamento de Escolas de Góis

Projeto de Pesquisa sobre a temática do Holocausto

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